sexta-feira, 3 de outubro de 2014

De 21 para 6! América-MG consegue diminuir perda de pontos na Série B

  O América-MG foi punido, mas o prejuízo foi muito menor do que o esperado. Se no primeiro julgamento o time tinha perdido 21 pontos, o Pleno do STJD decidiu nesta quinta-feira retirar "apenas" seis pontos por causa da escalação irregular do lateral-esquerdo Eduardo, que até já deixou o clube.

  Com isso, o Coelho – que foi defendido pelo advogado do Fluminense, Mario Bittencourt – fica com 34 pontos na Série B do Brasileirão na décima colocação (12 vitórias, quatro empates e dez derrotas), deixando, portanto, a lanterna da competição.

  O clube foi punido por ter colocado Eduardo em campo mesmo ele tendo atuado por outros dois clubes em competições organizadas pela CBF: São Bernardo (Copa do Brasil) e Portuguesa (Série B). Inicialmente, o clube tinha sido punido levando em conta quatro partidas, número total em que o jogador foi relacionado. Mas o Pleno entendeu que a punição deveria ser aplicada tomando como base apenas o jogo em que Eduardo entrou em campo: contra o ABC. Por isso a perda foi de "apenas" seis pontos.

  – Quando o atleta é apenas incluído na súmula, ele pode se transferir para outro clube, não conta no limite de seis jogos. Senso assim, o tribunal decidiu não punir o América pelos jogos que ele não entrou em campo - disse Bittencourt, após o julgamento, considerando que, dos males, foi o menor:

  – Isso coloca o América novamente na briga pelo campeonato e exclui uma possibilidade de rebaixamento, que, com a perda de 21 pontos, era iminente.

  Por se tratar de uma denúncia por infringir o limite de transferências é que houve diferenciação do caso Heverton, por exemplo, que gerou a punição da Portuguesa, em 2013. O meia-atacante geraria punição à Lusa mesmo se não tivesse entrado em campo, porque teria sido colocado na súmula sem ter cumprido uma punição imposta pelo STJD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário