quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Atleticanos veem Botafogo melhor e favorito para duelo na Copa do Brasil

O duelo entre Atlético-MG e Botafogo é apontado como um dos mais equilibrados das oitavas de final da Copa do Brasil. Porém, os atleticanos reconhecem que time carioca, líder do Brasileirão, vive momento melhor na temporada e transferem o favoritismo do confronto ao adversário.
"Jogo complicado, o Botafogo está muito bem, vive grande momento, está em alta, bem no Brasileiro e motivado. A gente está recuperando, voltando a apresentar um bom futebol, mas crescendo ainda", afirmou o atacante Diego Tardelli, que está fora do jogo com o Flamengo, nesta quinta-feira, às 21h50, no Maracanã.
O goleiro Victor espera dois duelos equilibrados, mas destaca a força do Botafogo e o bom momento da equipe carioca. "Jogo difícil, complicado, Botafogo vem fazendo grande ano, grande Brasileiro", observou.
"Serão dois grandes jogos, dois jogos equilibrados e que serão decididos nos detalhes, esperamos dificuldades. O Botafogo vive grande momento, o Atlético vem crescendo também", acrescentou o goleiro atleticano.
No Brasileiro, os dois times vivem momentos diferentes. O Botafogo é o líder da competição com 29 pontos. Já o Atlético procura sair das últimas colocações.  O time mineiro é o 14º colocado, com 16 pontos, mas não perde há quatro jogos, onde somou seis pontos.
"Temos que valorizar a equipe que nós vamos enfrentar. Uma equipe muito forte e não é à toa que lidera o Brasileiro. Sabemos a história que gera entre Atlético e Botafogo. Todos falam que o Atlético não consegue vencer o Botafogo. Temos de fazer por onde as pessoas pararem com esta dúvida", ressaltou o zagueiro Réver.
O capitão atleticano vê o Atlético forte para disputar a Copa do Brasil e lembra que o time é quem mais tem experiência nesta temporada em mata-mata, fórmula de disputa da Libertadores e da competição nacional. "Entramos numa fase de mata-mata e já vamos pegar logo pedreira, líder do Brasileiro. Sabemos as condições que tivemos no campeonato mata-mata", disse.
"Espero que possamos fazer o que fizemos na Libertadores, o campeonato mais disputado que teve nesse primeiro semestre. Espero que possamos jogar o que jogamos no primeiro semestre", acrescentou Réver.

Temporada europeia inicia com Neymar e Paulinho como novidades

A temporada europeia começou nesta semana com poucas movimentações de impacto no mercado. Neymar, do Barcelona, e Paulinho, do Tottenham, estão entre as atrações para o segundo semestre na Europa.
Estrela na conquista da seleção na Copa das Confederações, Neymar chega ao Barcelona para formar a esperada dupla de ataque com Messi. O ex-santista marcou dois gols em amistosos preparatórios do time catalão.
Já o ex-corintiano Paulinho se transferiu para o Tottenham, que tentará fazer frente aos favoritos Manchester City, Chelsea e Manchester United na Inglaterra.
Outras contratações agitaram a Europa. O atacante uruguaio Edinson Cavani, ex-Napoli, acertou com o PSG. O clube francês também trouxe o zagueiro Marquinhos, ex-Cornithians e Roma.
Falcão Garcia, reforço do Monaco, e Gotze, que trocou o Borussia pelo Bayern de Munique, complementam a lista de novidades na Europa.

Sem Robinho, Milan suporta pressão e empata com PSV na estreia


Sem o brasileiro Robinho, machucado, o Milan estreou nesta terça-feira na edição 2013/2014 da Liga dos Campeões da Uefa. O time italiano jogou contra o PSV Eindhoven fora de casa, foi muito pressionado e conseguiu um empate por 1 a 1. Com isso, depende apenas de uma igualdade sem gols no duelo de volta para assegurar vaga na fase de grupos.
Por ter feito um gol fora de casa, o Milan agora precisa apenas de um 0 a 0 no duelo de volta, em Milão, para avançar na Liga dos Campeões da Uefa. O PSV joga por qualquer vitória ou por uma igualdade com mais de um gol. O segundo duelo entre as duas equipes está agendado para o dia 28 de agosto.
O Milan disputou nesta terça-feira o primeiro jogo oficial na temporada 2013/2014 do futebol europeu. O PSV, em contrapartida, já havia feito cinco partidas. "Nós estamos atrás deles, principalmente na questão física", disse Massimiliano Allegri, técnico da equipe italiana, em entrevista coletiva antes de a bola rolar.
Nos primeiros minutos do confronto desta terça-feira, essa diferença de ritmo foi evidente. O Milan errou mais, e o PSV teve oportunidades para abrir o marcador no primeiro tempo.
Quando os anfitriões dominavam as ações, porém, o Milan abriu o placar. Aos 15min do primeiro tempo, Abate cruzou da direita e El Shaarawy completou de cabeça para colocar os visitantes em vantagem.
O gol transformou um pouco o panorama do jogo. O PSV seguiu criando chances, incisivo, mas o Milan passou a ter alguma presença no campo de ataque. Os holandeses finalizaram 14 vezes no primeiro tempo, contra três arremates dos italianos.
Foi esse também o cenário do segundo tempo, com o PSV mais perigoso do que o Milan. A superioridade dos donos da casa resultou no empate, marcado aos 15min da etapa final. Bruma arriscou chute de muito longe, Abbiati não segurou e Matavz completou de cabeça no rebote.
Após o empate, o Milan se fechou ainda mais e apostou nos contragolpes. O PSV, com mais volume, era bem mais perigoso. No entanto, foi dos italianos a melhor oportunidade de chegar ao segundo gol. Aos 41min, após tabela com Niang, Poli invadiu a área pela direita e chutou forte. O goleiro Zoet espalmou e assegurou o empate.
Confira os resultados dos jogos da Liga dos Campeões da Uefa nesta terça-feira:
Shakhter Karagandy 2 x 0 Celtic
Lyon 0 x 2 Real Sociedad
Passos Ferreira 1 x 4 Zenit
Viktoria Plzen 3 x 1 Maribor
PSV 1 x 1 Milan

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Cariocas encaram tabu na Copa BR em reencontro nas oitavas após 10 anos


  • O Vasco conquistou a Copa do Brasil de 2011, a mais recente entre os cariocas
    O Vasco conquistou a Copa do Brasil de 2011, a mais recente entre os cariocas
 Após dez anos, os quatro grandes clubes do Rio de Janeiro voltam a disputar simultaneamente as oitavas de final da Copa do Brasil a partir desta terça-feira, quando o Vasco enfrenta o Nacional-AM no estádio do Sesi de Manaus às 21h50. As equipes tentam superar um tabu neste reencontro: juntas, elas nunca jogaram as quartas de uma mesma edição do torneio, criado em 1989.
 A última vez que os quatro times estiveram em campo pelas oitavas de final de uma mesma Copa do Brasil aconteceu em 2003. Naquele ano, apenas Flamengo e Vasco avançaram à fase seguinte da competição. Na ocasião, o Rubro-negro chegou até a decisão, mas acabou derrotado pelo Cruzeiro - por coincidência seu adversário às 21h50 de quarta-feira, no Mineirão. Já Botafogo e Fluminense enfrentam Atlético-MG (21h50 de quinta-feira) e Goiás (21h50 de quarta-feira), respectivamente.
 A presença em massa de cariocas nas oitavas de final de uma Copa do Brasil não é algo tão frequente. Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco estiveram juntos nesta fase da competição em apenas três oportunidades: 2003, 2000 e 1996. Porém, em nenhum desses anos a taça veio parar no Rio de Janeiro.  O Cruzeiro levou a competição nas três oportunidades.
 O melhor desempenho dos cariocas nestas ocasiões aconteceu em 2000, quando Botafogo, Flamengo e Vasco chegaram às quartas da Copa do Brasil. Naquele ano, o cruzamento impossibilitava que os quatro chegassem à fase seguinte: o Fluminense foi eliminado pelo Cruzmaltino.
 Já em 1996, o Flamengo foi o único a disputar as quartas de final, enquanto os outros três foram eliminados nas oitavas. Naquele ano, o Rubro-negro caiu diante do mesmo Cruzeiro, desta vez nas semifinais do torneio.  O time mineiro também desclassificou o Vasco da mesma edição.
 O reencontro dos cariocas nas oitavas da Copa do Brasil foi facilitado pela mudança no regulamento, que levou a entrada do Vasco e do Fluminense já nesta fase do torneio. Por outro lado, o Botafogo eliminou três adversários para chegar a esta etapa da competição e faz sua melhor campanha desde 2008.

Marcelo mantém suspense sobre voltas de Souza e Luan ao Cruzeiro contra Fla



 O técnico Marcelo Oliveira manteve o mistério quanto à escalação do time que vai enfrentar o Flamengo nesta quarta-feira, às 21h50, no Mineirão, no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. As dúvidas são sobre os retornos de Souza e de Luan, que cumpriram suspensão automática na goleada sobre o Vitória, por 5 a 1, pelo Brasileirão.
 Satisfeito com o desempenho da equipe no último sábado, o técnico está pensando na manutenção da equipe que goleou os baianos, por 5 a 1. Com atuação destacada no meio-campo ao lado de Nilton, Lucas Silva pode ser opção para começar jogando. 
"Eu não tenho dúvida, eu tenho opções. A opção do Lucas Silva e do Souza, um tem a bola parada, experiência, o outro tem um bom vigor, um bom toque e jogou muito bem", disse Marcelo Oliveira.
 Já na frente, o treinador pode escalar Willian ou Luan. "O Willian é um jogador de movimentação, toques curtos e também chega na área. O Luan tem uma parte tática boa, é forte, faz gols, é o artilheiro da equipe no Brasileiro. Então, é questão de apenas analisar o adversário, a estratégia para o jogo e é muito bom saber que qualquer um deles tem condições de jogar bem", analisou.
 Independentemente da escalação, o treinador quer cuidado com o time carioca, que vem mostrando evolução com o técnico Mano Menezes e não perde há cinco jogos. "O time do Flamengo, como um todo, é um time que sob o comando do Mano Meneses está jogando bem. Temos que estar atento a todas as situações porque o Flamengo tem um time equilibrado", observou Marcelo Oliveira.
 No treinamento desta terça-feira, o técnico comandou um trabalho tático em campo reduzido com Souza e Willian inicialmente entre os titulares. Depois, ele tirou os jogadores e colocou Lucas Silva e Luan, respectivamente.
 Geralmente o treinador costuma escalar nos jogos o time que inicia os treinamentos. Dessa forma, o mais provável é que o Cruzeiro jogue com: Fábio; Mayke, Dedé, Léo e Egídio; Nilton, Souza, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart; Willian e Borges.

São Paulo pode ter time em Santa Catarina

 Se a oposição vencer as eleições do São Paulo, em abril, Marco Aurélio Cunha colocará em prática um antigo projeto, que nunca teve guarida com Juvenal Juvêncio. Ele, que terá  o comando do futebol do clube, montará um São Paulo B em Santa Catarina. A ideia é disputar, com jogadores formados em Cotia, a segunda divisão do campeonato catarinense.
 “O jogador jovem precisa batalhar, sentir a alegria da vitória e a dor da derrota. Vão se formar muito mais rapidamente e com mais força interior em um campeonato oficial do que ficando largados em Cotia, depois que estouram a idade”, diz Marco Aurélio, que formará chapa juntamente com Kalil Rocha Abdalla, como presidente.
 E por que em Santa Catarina? “É um estado com 2% da população brasileira e que tem cinco times entre as Séries A e B d Brasileiro. O Rio tem quatro. O futebol tem força por lá e é uma ótima maneira de o São Paulo se expandir. Podemos alugar centros de treinamentos ou fazer convênios com equipes como Marcílio Dias, Hercílio Luz ou Tubarão”, diz.
 Ter um time B disputando campeonato oficial é apenas uma faceta das mudanças que Marco Aurélio acha necessárias para o futebol. “O São Paulo forçou a subida de jogadores de Cotia e abandonou a contratação de jogadores de outros clubes. Nós contratamos Mineiro e Josué. E hoje, o Corinthians tem Ralf e Paulinho. Esse estilo de jogador precisa ser retomado. Os nossos subirão, é lógico, mas quando estiverem prontos e não apenas para satisfazer um capricho. Serão emprestados, disputarão pelo São Paulo B e depois voltam”
 Com Kalil Rocha Abdala, como candidato a presidente, Marco Aurélio acredita em uma chapa muito forte. “Não há rejeição ao seu nome. É o maior são-paulino que existe. É um ótimo gestor, cuida de um orçamento de mais de R$ 1 bilhão da Santa Casa. E eu sou ótimo gestor para o futebol. Unimos nossas forças para o bem do clube”

Clubes se rebelam e ameaçam não jogar após anúncio de maratona no Brasileiro



  • O anúncio da CBF sobre as alterações de datas que forçarão os times a jogarem até quatro vezes em oito dias no Campeonato Brasileiro não caiu bem entre os dirigentes dos clubes envolvidos.
 O presidente do Náutico, Paulo Wanderley, chegou a ameaçar não jogar. O clube pernambucano está previsto para enfrentar o São Paulo no dia 3 de setembro, o Vasco no dia 5 e o Corinthians no dia 8.
 "O que manda a lei é que os jogos precisam ocorrer no prazo de 66 horas. Nós só vamos jogar caso esse prazo seja respeitado. O Náutico não tem nada a ver com a excursão do São Paulo e o amistoso do Santos com o Barcelona", disparou o presidente.
 O técnico do Santos, Claudinei Oliveira, também condenou a maratona provocada pela alteração nas datas: "Eu acho meio absurda essa urgência de se marcar esses jogos. Acho que até juridicamente tem um limite de horas que o jogador tem que respeitar".
 "Futebol é diferente de outros esportes, porque tem contato, tem trauma. Tem que ver o sindicato dos atletas, o que eles vão falar sobre o assunto. Todos os envolvidos tem que se mobilizar para reverter essa situação. Não é assim que a gente resolve as coisas. Até aquele que não viajou, é prejudicado", completou Claudinei.
Outro time prejudicado foi o Internacional, que, com o informe da CBF nesta terça-feira, terá que enfrentar Ponte Preta no sábado, em Campinas e depois receber o Santos na segunda-feira e o Vitória na quarta. O time gaúcho irá sugerir que o jogo contra o Santos seja realizado no dia 4 de dezembro, uma quarta-feira antes da última rodada do Brasileirão
 "O Santos viaja, faz um amistoso e o Inter acaba prejudicado? Não está certo", argumentou o executivo colorado Newton Drummond. "Não fomos nós que viajamos, não tivemos vantagem financeira alguma. Estamos sendo prejudicados se este calendário for confirmado. Faremos, sim, o pedido para um novo adiamento. O campeonato não tem título de turno e returno, então não existe obrigação que este jogo aconteça até tal mês", completou o diretor de futebol do Inter, Marcelo Medeiros.
 O presidente da Ponte Preta, Márcio Della Volpe, foi mais um a se manifestar contra as mudanças. Seu time fará cinco jogos em oito dias. "Mais uma vez, o calendário prejudica os times. É impossível se manter um futebol de  qualidade com um jogo atrás do outro. E penso que, se neste ano está assim, no ano que vem, com a Copa do Mundo, será ainda pior".
 Já a diretoria do São Paulo deverá pedir à CBF a reconsideração na alteração da data da partida contra o Náutico, agora marcada para o dia 3 de setembro, na Arena Pernambuco. A mudança fez com que o clube também tenha que fazer quatro partidas em oito dias.
 O São Paulo enfrenta o Botafogo no dia 1, Criciúma no dia 5 e Coritiba no dia 8. O jogo contra o Náutico entra no meio dos dois primeiros, e provocaria maratona semelhante à da excursão do São Paulo no exterior, quando jogou contra Bayern de Munique (ALE), Milan (ITA), Benfica (POR) e Kashima Antlers (JAP) em oito dias.
 O Atlético-MG, por sua vez, já sabia que teria de enfrentar este calendário, desde quando pediu a mudança do jogo contra a Ponte Preta. A CBF já havia informado que tinha dificuldades de data, mas o Atlético optou em enfrentar a maratona de jogos agora, para não ter desgaste na final da Libertadores, e por isso não vai criar problema com a data, mesmo jogando duas partidas em diferença de 48 horas.
 Adiado por causa da final da Libertadores contra o Olímpia, vencida pelo Atlético-MG, o jogo com a Ponte Preta, pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro, foi marcado pela CBF para o dia 10 de setembro, uma terça-feira, no Independência. Para jogar em um dia em que normalmente não há partidas pela Série A, outros jogos do time atleticano tiveram de ser remanejados pela CBF, e o time mineiro terá de realizar compromissos em um intervalo de 48 horas.
AS MARATONAS DOS CLUBES APÓS AS ALTERAÇÕES DA CBF
  • ATLÉTICO-MG
    10/09 - Ponte Preta (casa)
    12/09 - Coritiba (casa)
    15/09 - Grêmio (fora)
    18/09 - São Paulo (fora)
  • INTERNACIONAL
    04/09 - Corinthians (casa)
    07/09 - Ponte Preta (fora)
    09/09 - Santos (casa)
    11/09 - Vitória (casa)
  • NÁUTICO
    03/09 - São Paulo (casa)
    05/09 - Vasco (casa)
    02/10 - Ponte Preta (fora)
    04/10 - Santos (fora)
  • PONTE PRETA
    07/09 - Internacional (casa)
    10/09 - Atlético-MG (fora)
    12/09 - São Paulo (fora)
    15/09 - Flamengo (casa)
  • SANTOS
    07/09 - Goiás (casa)
    09/09 - Internacional (fora)
    02/10 - São Paulo (casa)
    04/10 - Náutico (casa)
  • SÃO PAULO
    01/09 - Botafogo (fora)
    03/09 - Náutico (fora)
    05/09 - Criciúma (casa)
    08/09 - Coritiba (fora)